Crise financeira no casal. 8 dicas para não brigar por causa de dinheiro.


É interessante saber que problemas financeiros podem atingir qualquer pessoa e a vida sem dinheiro tira o humor de qualquer um. Quando essa crise financeira afeta um casal, a situação é ainda mais grave. Pensando nisso, separamos 8 dicas para ajudar casais que estão passando por dificuldades. Vamos saber mais?

8-dicas-para-não-brigar-por-dinheiro

Um dado interessante

De acordo com um estudo recente realizado pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) muitos casais brasileiros não têm uma noção exata do ganho do parceiro. A estimativa foi a de que 35% dos casais brasileiros não fazem ideia do quanto o parceiro ganha.

Não saber o quanto o parceiro ganha pode gerar desconfiança e dificulta a resolução de problemas. Especialistas dizem que o diálogo e a transparência ajudam o casal a sair de qualquer aperto. Confira a nossa lista para casais que passam por problemas com dinheiro:

1 – Diálogo

Como dito inicialmente, é importante que o casal converse sobre o dinheiro e sobre o que deve ser gasto e poupado para o futuro, evitando, porém, conversar sobre isso em momentos de tensão. O ideal é tornar o diálogo fácil, evitando assim eventuais conflitos. Muita coisa pode ser resolvida e planejada na conversa.

2 – Metas

É importante que o casal sente e planeje tudo a curto, médio e longo prazo, todas as realizações pretendidas. Mas não se esqueça que também devem desenvolver objetivos coletivos e individuais para que ambos se sintam satisfeitos e confortáveis. O casal deve pensar sempre na compensação e satisfação mútua.

3 – Padrão de vida

Um dos grandes problemas dos casais é em relação ao padrão de vida que ambos desejam levar sem saber do real valor que cada um ganha. Por isso é importante ter conhecimento do orçamento familiar, saber exatamente os valores ganhos e assim planejar os gastos de acordo com o padrão de vida permitido pelo orçamento. Em alguns casos, existem pessoas que gastam bem mais que o parceiro e provocam um grande desequilíbrio nas contas. Isso precisa ser evitado para o bem das finanças.

4 – Estilo de vida

Não se esqueça que cada um possui um estilo de vida, por isso é importante que o casal encontre um meio termo para viver bem. Após sentar e estabelecer o estilo de vida de cada um e as diretrizes para que um possa se ajustar ao outro, as brigas sobre esse assunto tendem a deixar de existir, tornando a vida do casal mais leve.

5 – Renda única

Quando apenas um dos parceiros trabalha fora é importante que ambos tenham uma preocupação com a vida financeira a longo prazo. Por exemplo, no caso das aposentadorias, talvez seja importante ter uma previdência privada.

6 – Filhos

Se o casal tem filhos, é necessário incluí-los na conversa sobre dinheiro. Além disso, é importante o casal chegar em um acordo sobre a educação financeira dos filhos.

7 – Falhas

Também é importante saber que uma hora ou outra alguém irá cometer um erro em relação ao dinheiro. Mesmo que haja uma tensão inicial é importante ter calma e analisar os gastos. Após se acalmar tente ver onde houve o erro e como poderão consertar para que não falte dinheiro futuramente. É importante dialogar, entender o erro e comprometer-se a fazer o possível para não cometê-lo novamente.

8 – Crise

Caso o casal esteja enfrentando uma crise financeira, o ideal é que façam de tudo para não se afastarem um do outro, buscando consolo e ajuda para se reerguerem.

______________________________________________

Que dicas você indicaria? Já passou por alguma situação complicada? Diga nos comentários abaixo.

Comente com seu Faceboook:


sobre Altair Fonseca

Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Altair é apaixonado por quadrinhos, artes, curiosidades e tudo de bom que pode ser apreciado. Acredita que conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um mundo melhor.