Perigo. Por que aerossol explode?


É interessante saber que sprays e aerossóis fazem parte do nosso cotidiano e estão presentes como embalagens para os mais diversos produtos (desodorante, creme de barbear, inseticida ou tinta, por exemplo). Mas existe um perigo ao manusear estes recipientes. Vamos saber o motivo e como evitar os riscos?

aerossol-explode

Entenda como funciona:

Os aerossóis são compostos pela mistura de dois líquidos: o produto (que pode ser desodorante e etc) e o propelente, que é substância utilizada para impulsionar o produto para fora.

A substância geralmente utilizada como propelente é o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Compactado sob alta pressão na lata, ele se transforma em líquido, misturando-se ao produto. Quando apertamos a válvula, a pressão no interior diminui, fazendo com que o gás se expanda com violência, empurrando o volume do frasco para fora.

O que pode acontecer?

Os sprays aerossóis exigem cuidados no manuseio, armazenamento e descarte. Isso porque, os propelentes apresentam altos índices de reatividade, inflamabilidade e toxicidade, oferecendo riscos à saúde e ao meio ambiente.

Devemos tomar cuidado com a exposição do produto ao calor. Por se tratar de um gás altamente inflamável, quando mantidos em condições superaquecidas (no interior de um carro, por exemplo ) os aerossóis podem sofrer aumento de pressão e explodir.

Por causa de suas particularidades e riscos, estes materiais não devem ser eliminados no lixo comum ou no reciclável. Seu descarte deve seguir procedimentos específicos: sempre utilizar o conteúdo da lata até o final, separar as partes plásticas da embalagem e, só então, encaminhar os aerossóis a um posto de reciclagem especializado. Infelizmente, poucas pessoas fazem isso.

É importante frisar que as latas de spray jamais devem ser abertas, mesmo quando vazias. Além do risco de explosão, os resquícios de gases no interior podem causar irritações na pele, problemas no sistema respiratório, distúrbios digestivos e alterações no metabolismo.

Compartilhe essas informações importantes com seus amigos!

_____________________________________________

Com informações de Dinâmica Ambiental.

Comente com seu Faceboook:


sobre Altair Fonseca

Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Altair é apaixonado por quadrinhos, artes, curiosidades e tudo de bom que pode ser apreciado. Acredita que conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um mundo melhor.

Loading...