O perigo das mensagens falsas que se espalham no Whatsapp.


É interessante saber que pessoas ruins estão em todos os lugares. No whatsapp não seria diferente, né? E é por isso que não devemos acreditar em tudo que vemos na rede social. Infelizmente, muita gente acredita em tudo que lê, e pior, ainda repassa para todos os contatos. Dessa forma um boato ou uma notícia falsa se espalham a uma velocidade incrível! Entenda o perigo:

mensagens-falsas-no-whatsappO whatsapp é um meio muito popular e rápido de transmitir informações para várias pessoas ao mesmo tempo. O problema é que a qualidade e a veracidade dessas informações muitas vezes não são analisadas antes de elas serem repassadas. Você sabe a origem de tudo que você compartilha?

O perigo

Já foi comprovado que muitos hackers estão utilizando as famosas “correntes” para distribuir vírus através de links e arquivos e roubar informações pessoais dos usuários ou prejudicar o aparelho. Que fique claro que o vírus não é transmitido diretamente pelo Whatsapp, mas sim quando você clica em algum link ou baixa algum arquivo. “Compartilhe com 10 amigos e receba algo muito bom” ou “se você não compartilhar, é sinal de que não acredita”. Quando a mensagem termina com frases parecidas, devemos desconfiar, não repassar, não clicar em nenhum link ou baixar arquivos e apagar a mensagem.

O outro grande problema é a disseminação de notícias falsas e boatos que podem criar uma mentalidade errada sobre política, religião e etc. ou até mesmo prejudicar seriamente a vida de pessoas inocentes. Veja um exemplo:

Fonte da notícia: G1.

Fonte da notícia: G1.

O caso acima aconteceu depois que boatos de que uma criança teria sido sequestrada circularam no aplicativo de mensagens. As vítimas foram hostilizadas e agredidas dentro de um carro por uma multidão, que cercou o veículo. O homem e a mulher só foram retirados após a intervenção da Guarda Civil. Uma mulher ainda ateou fogo no veículo vazio. Ela foi presa em flagrante por dano qualificado, segundo a Polícia Civil. O motorista, Luiz Aurélio de Paula, que sofreu ferimentos no rosto, disse que pensou que fosse morrer.

Veja a notícia completa no G1.

E se fosse com você?

Imagine se alguém repassasse insistentemente uma mensagem de que alguém com todas as suas características é um assassino perigoso? Na sua cidade, é possível que muitos te conheçam e não acredite. Mas e em uma cidade vizinha? Imagine ser agredido e linchado por desconhecidos por algo que você não cometeu?

Pense nisso antes de repassar mensagens duvidosas. Todos os dias recebemos várias informações em todos os lugares. Cabe a nós entender, verificar e utilizar em nossas vidas apenas o que for real e benéfico.

Esse post você pode compartilhar com seus amigos sem medo!

Comente com seu Faceboook:


sobre Altair Fonseca

Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Altair é apaixonado por quadrinhos, artes, curiosidades e tudo de bom que pode ser apreciado. Acredita que conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um mundo melhor.

Loading...