O local com os ventos mais fortes do mundo.


É interessante saber que vários locais do planeta podem disputar o título de vento mais forte do mundo. Isso depende de como se mede a ventania.

o-vento-mais-forte-do-mundo

É comprovado que a Austrália recebe as maiores rajadas de vento do mundo em situações extremas.

Ilha de Barrow, Austrália

Situada a noroeste da costa da Austrália, essa pequena ilha já viveu fortes vendavais.
Em 10 de abril de 1996, uma estação meteorológica remota registrou uma rajada de vento que chegou a 408 km/h. Segundo a Organização Mundial de Meteorologia (WMO, na sigla em inglês), essa foi a mais forte ventania já observada na História.

A força por trás desse recorde extremo foi um ciclone tropical batizado de Olivia.
Ciclones tropicais são tempestades girantes que se formam quando o ar úmido e quente evapora da superfície do mar, criando uma região de baixa pressão.
Essa depressão incrementa os ventos alíseos que sopram em direção à Linha do Equador. A coluna de ar que sobe gira em torno de seu eixo por causa da força inercial de Coriolis, pela qual a rotação da Terra desvia os ventos para fora da Linha do Equador.

_______________________________________

Com informações de BBC.

Comente com seu Faceboook:


sobre Altair Fonseca

Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Altair é apaixonado por quadrinhos, artes, curiosidades e tudo de bom que pode ser apreciado. Acredita que conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um mundo melhor.

Loading...