Descubra qual é o maior navio do mundo


É interessante saber que o maior navio do mundo tem 488 metros e seria maior que o próprio Empire State Building, com seus 443 metros. Incrível, né? Vamos descobrir do que se trata:

Prelude-o-maior-navio-do-mundo

A maior navio do mundo é o Prelude, da Shell. Uma imensa estrutura com 488 metros. A melhor forma de entender qual o real tamanho deste gigante é por comparação com alguma coisa mais familiar, e mesmo assim é difícil de mensurar. Quatro campos de futebol colocados na vertical não chegariam lá – e se nós pudéssemos deitar os 301 metros da Torre Eiffel ao lado dele, passaria bem longe!

Mas por que tudo isso?

Por incrível que pareça, a embarcação não foi construída para quebrar recordes. O propósito da Prelude é encontrar e retirar gás natural de uma nova maneira na costa da Austrália.

Segundo a Shell, a Prelude FLNG irá desbloquear novas fontes de energia offshore, produzindo cerca de 3,6 milhões de toneladas de gás natural liquefeito (GNL) por ano.

Prelude-o-maior-navio-do-mundo2

Inovação e economia

O Prelude não é apenas o maior de todos os navios a tomar forma neste ramo de atividade. Ele é também pioneiro em uma nova forma de levar o gás do fundo do oceano para os consumidores dispostos a pagar pelo produto. Até agora, o gás coletado de poços longe da costa tinha que ser canalizado para a terra para ser processado e, em seguida, liquefeito.

Normalmente, isso significa a construção de uma enorme estrutura que pode purificar o gás e, em seguida, resfriá-lo, para que se torne um líquido (que é conhecido como gás natural liquefeito ou GNL). Desta forma, torna-se 600 vezes menor em volume e, portanto, muito mais fácil de transportar de navio.

A Prelude permitirá à Shell produzir gás natural no mar, transformá-lo em gás natural liquefeito e depois transferi-lo diretamente para os navios que o transportarão para os clientes. Tudo isso gera uma redução nos custos e aceleração do processo.

Assista ao vídeo e tenha uma noção das dimensões do gigante:

Dados gerais:

  • 488 metros de comprimento.
  • 74 metros de boca.
  • 600 mil toneladas quando em carga total.
  • Somente na construção foram usadas 260 mil toneladas de aço, 3 vezes mais aço do que usado na construção da ponte Golden Gate.
  • Cada esfera de armazenagem, tem o volume equivalente a 175 piscinas olímpicas.

_______________________________________________

Com informações de BBC Brasil, Hypescience e Tecmundo.

Comente com seu Faceboook:


sobre Altair Fonseca

Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Altair é apaixonado por quadrinhos, artes, curiosidades e tudo de bom que pode ser apreciado. Acredita que conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um mundo melhor.